A Audiência Pública que debateu a Política Municipal de Educação em Tempo Integral contou com grande participação popular, na terça-feira, 30 de janeiro, na Câmara Municipal. O espaço de discussão foi convocado pela Secretaria de Educação.

Houve destaque para a apresentação de propostas contemplando, no currículo, oficinas de caráter artístico, cultural, esportivo e sustentável. Também foi refletida sobre a importância em priorizar as aprendizagens de leitura, escrita, letramento e matemática, na ampliação da jornada para um mínimo de 35 horas semanais.

Também foram tratados aspectos voltados à logística, espaço físico escolar e adaptações necessárias, bem como a alimentação e o acompanhamento dos alunos na escola.

O Secretário de Educação, Iury Mendes, esclareceu que as propostas apresentadas serão analisadas pelo comitê responsável pela elaboração do documento e até o próximo mês de maio a minuta estará aprimorada. “As aulas terão andamento com a minuta que temos em andamento, ao tempo em que o comitê irá avançando nos ajustes necessários, para vem maio ser apresentada a proposta definitiva”, explicou.

Após concluída, a minuta será encaminhada para apreciação do Conselho Municipal de Educação.

A implantação do ensino em tempo integral terá continuidade em sete (07) escolas da Rede Municipal, neste ano letivo de 2024, devendo contemplar um público de aproximadamente 460 alunos, entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, nos anos iniciais e nos anos finais.