ANGUERA ESTEVE REPRESENTADA NO 19º FÓRUM NACIONAL DA UNDIME 10 de agosto de 2023 ANGUERA ESTEVE REPRESENTADA NO 19º FÓRUM NACIONAL DA UNDIME

A discussão de um maior financiamento para a Educação Inclusiva, as mudanças no FUNDEB e a distribuição dos recursos, a tendência nacional da queda no número de estudantes do Ensino Fundamental, a queda de receita no país com impacto no financiamento da educação e ações de fortalecimento pedagógico para os anos finais (6º ao 9º Ano), foram temáticas principais abordadas no 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

O Secretário de Educação Iury Mendes participou do evento, que ocorreu de 06 a 09 de agosto, em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Ele destaca como positivo o fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federados, e cita como preocupante as dificuldades de receita para o financiamento da educação. “Tem sido uma tendência nacional a queda das receitas, impactando os municípios e a educação. Juntamente a isso, o recorte estatístico no período entre os anos de 2007 a 2022 mostra uma queda no número de matrículas do Ensino Fundamental”, comenta.

O evento teve a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, da Diretora de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, e do Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes.

O Secretário Iury Mendes fez parte do grupo de 15 delegados baianos com poder de voto nas decisões, entre o conjunto de aproximadamente 150 dirigentes municipais de educação que integraram a comitiva da Bahia.