EMPOSSADOS NOVOS MEMBROS E NOVA PRESIDÊNCIA DO CME 24 de dezembro de 2022 EMPOSSADOS NOVOS MEMBROS E NOVA PRESIDÊNCIA DO CME

A Professora Marcleide Mendes Vasconcelos é a nova Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), para o ano de 2023. Ela foi eleita em assembléia dos novos membros empossados, nomeados recentemente pelo Prefeito Mauro Vieira através do Decreto Municipal Nº 77/2022.

A Vice-Presidente escolhida é a Professora Daniela Freitas Ataíde, que foi indicada para o CME como representante dos Diretores Escolares.

Nos cargos de Presidente e de Vice-Presidente, o tempo de exercício é de um (01) ano. Em relação ao mandato de todos os empossados, a duração é de três (03) anos, sendo válido até dezembro de 2025.

A POSSE

A posse dos novos membros do CME ocorreu numa sala do Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho, na manhã do dia 22 de dezembro (quinta-feira).

Dos 07 representantes titulares e dos 07 suplentes nomeados para o órgão colegiado, compareceram ao ato de posse 05 titulares e 05 suplentes. Estiveram ausentes, respectivamente, os titulares e suplentes da representação de pais de alunos e da representação da Rede Estadual de Ensino.

O Secretário Municipal de Educação, Renan Iury Mendes Brito, conferiu posse aos novos membros, representando oficialmente o Prefeito Mauro Vieira. Em breves palavras, ele desejou boa sorte aos nomeados e empossados e falou que confia na boa harmonia entre o órgão colegiado e a Secretaria de Educação.

Ficou estabelecido um prazo de até trinta (30) dias para os ausentes comparecerem à sede do CME a fins de tomar posse.

DETALHES SOBRE A ELEIÇÃO

A eleição para Presidente e para Vice-Presidente do órgão ocorreu de forma aberta e com direito a voto concedido aos suplentes, por deliberação unânime do plenário. Houve manifestação espontânea apontando duas (02) inscrições para cada cargo.

Para Presidente, a Professora Marcleide Mendes Vasconcelos foi eleita com 07 votos, disputando com a Professora Maria Vitória Freitas Oliveira, representante da APLB/Sindicato, que obteve 02 votos. Registrou-se 01 abstenção.

Para Vice-Presidente, a Professora Daniela Freitas Ataíde, representante dos Diretores Escolares, obteve 08 votos, e a Professora Juliane de Carvalho Correia não foi votada. Registrou-se 02 abstenções.

Em pronunciamento, a nova Presidente disse que uma das prioridades em sua gestão será promover encontros para estudo e compreensão do Regimento Interno do órgão, a fins de que os membros, conscientes das atribuições, possam oferecer melhores contribuições para a Educação em Anguera.

PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA

Ficou convocada a 1ª Reunião Ordinária do novo mandato para o dia 11 de janeiro de 2023, às 15 horas, na sede do CME, quando possivelmente será discutido o Calendário do Ano Letivo de 2023.

TRANSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA

No início de janeiro haverá uma fase de transição entre a Ex-Presidente, Professora Jacqueline dos Santos Silva, e a Professora Marceide, nova Presidente. Por alguns dias, será organizado o acervo de documentos e exemplares do CME, bem como o inventário.

A Ex-Presidente foi quem dirigiu o processo eleitoral durante a assembléia que escolheu a nova gestão do órgão colegiado.