7ª FEIRA DO CONHECIMENTO: INTERAÇÃO ENTRE AS ESCOLAS REUNIU APRESENTAÇÕES E EXPOSIÇÕES FAVORÁVEIS À APRENDIZAGEM 22 de novembro de 2022 7ª FEIRA DO CONHECIMENTO: INTERAÇÃO ENTRE AS ESCOLAS REUNIU APRESENTAÇÕES E EXPOSIÇÕES FAVORÁVEIS À APRENDIZAGEM

A 7ª edição da Feira do Conhecimento, na sexta-feira (18/110, reuniu diversas apresentações no palco e exposição de variadas experiências de aprendizagens nos estandes. O evento fez parte das comemorações pelos 61 Anos de Emancipação Política de Anguera e também homenageou o Dia da Consciência Negra; ambas as datas transcorrem em 20 de Novembro.

Alunos de todas as escolas do município interagiram entre eles e com o público, orientados por professores, educadores e as equipes de gestão e coordenação pedagógica das escolas.

A Creche-Escola Maria Vitória Correia levou ao palco a apresentação “Cantando e Brincando com a Vovó”. Em seu estande, apresentou atividades do Projeto “Pequenos e Saudáveis”.

A Escola Vitor Bezerra Lola enriqueceu a programação com duas apresentações: “Nossa Terra tem Cultura” e “Ler, Brincar e Aprender”. Em seu estande, demonstrou atividades lúdicas favoráveis à aprendizagem com fábulas, parlendas e músicas.

A Escola Érico Sophia Brandão, anfitriã do evento, levou ao palco uma apresentação de combate ao bullying. Em seu estande, mostrou diversas atividades produzidas dentro do Projeto de Leitura “Ler é bom, experimente”.

Alunos do Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho, formando um grupo de flautas, apresentaram a Música Asa Branca. A escola também destacou aspectos no sertão nordestino, com outro grupo que animou o público com toadas e cantorias. Em seu estande houve a apresentação de diversas produções feitas pelos alunos orientados pro professores da área de Linguagens, dentro do projeto de leitura.

A Escola Leôncio Horácio de Almeida emocionou a platéia, com um enredo que mostrava a discriminação a mulheres negras, fato real que tanto marca a sociedade. “Gritaram-se negra” reuniu arte e literatura numa mensagem de combate à discriminação. O estande da escola apresentou a história do Povoado de Guaribas, produções em homenagem a Anguera e outras atividades do projeto de leitura.

A Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus se destacou com um estande que contou a história do Povoado de Areia, apresentou uma ampla maquete da praça. Entre outras novidades, teve destaque o aplicativo MR-Jogos criado na escola, que vem sendo aprimorado com a contribuição de alunos, professores e educadores.

O Núcleo Regionalizado “A”, representado pela Escola Ovídio Balbino de Almeida levou ao palco a apresentação “Janela de Aprendiz”, que havia se destacado na abertura do Projeto de Leitura.

O Núcleo Regionalizado “B” lembrou a Copa do Mundo, apresentando uma coreografia esportiva homenageando, em especial, a Seleção Brasileira. Seu estande também foi alusivo à Copa do Mundo.

O Núcleo Regionalizado “C” apresentou a cultura do samba, destacando no enredo a importância do Projeto Política Pedagógico da Escola, numa cadeia em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, e os Currículos da Bahia e de Anguera.

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) destacou a cultura do samba, tendo como convidada a Banda “Surpresa”, grupo local de sanfona, zabumba e triângulo.

O Projeto Educação Popular destacou a diversidade da cultura local, também no samba de roda, trabalhando o tema “Saberes Populares”.

Convidado, o Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira fez uma apresentação de dança clássica com a participação do coreógrafo Luã Lima. Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio montaram um estande onde fizeram demonstração de experimentos físicos.