ANGUERA CONQUISTA PRÊMIO "UPB EDUCAÇÃO INICIATIVAS QUE TRANSFORMAM" 01 de setembro de 2015 ANGUERA CONQUISTA PRÊMIO "UPB EDUCAÇÃO INICIATIVAS QUE TRANSFORMAM"

A Rede Municipal de Ensino de Anguera acaba de conquistar o Prêmio "UPB Educação -INICIATIVAS QUE TRANSFORMAM", em 1° lugar, numa disputa que abrangeu todo estado da Bahia. 

Trata-se de uma premiação idealizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em sua primeira edição, como forma de reconhecimento ao desenvolvimento de práticas educativas inovadoras por municípios que criam projetos por iniciativa própria. 

A premiação ocorreu no domingo (31/08), durante o 3° Encontro de Prefeitos promovido pela UPB, em Costa do Sauípe, Salvador. O Prefeito Mauro Vieira esteve presente no evento, no primeiro dia, sábado (30/08). No domingo, durante o momento da premiação, foi representado pela Secretária de Saúde, Dr. Mirian Caldas. 

O prêmio conquistado por Anguera se deu através do projeto de implantação do NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE E À FAMÍLIA-NAEF. Veja a descrição desta iniciativa: 

O Núcleo de Apoio ao Estudante e à Família (NAEF) tem atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino, cumprindo uma rotina que abrange, inicialmente, o monitoramento da frequência escolar, detectando os alunos faltosos. Em seguida, de posse das estatísticas geradas, a equipe do NAEF se mobiliza na busca de um diálogo com a família, tendo como cenário a residência do aluno. A equipe realiza a visita com a presença de uma assistente social, uma psicóloga e uma agente de desenvolvimento educacional, que criam um espaço de diálogo com pais ou responsáveis. Na visita, são colhidas informações sobre o contexto social do aluno, bem como são feitos aconselhamentos e prestadas informações que incentivam a família a estar presente no ambiente escolar. Quando a equipe do NAEF retorna da visita, oferece à unidade escolar um diagnóstico sobre a realidade familiar e social do aluno, trazendo, quase sempre, a expectativa de que o aluno retorne nos dias seguintes. Esta ação criada pelo município de Anguera combate a Evasão Escolar. 

Este projeto é coordenado pela educadora Márcia dos Santos Costa Couto. Foi criado no ano letivo de 2009, inicialmente com o nome ESCOLA NA FAMÍLIA. No ano de 2013 passou a ter a nova denominação. Em 2014 foi incrementado com o monitoramento da frequência escolar de maneira informatizada, através do Sistema de Controle de Alunos e Pareceres.