HOMOLOGADO O CURRÍCULO MUNICIPAL DE ANGUERA 31 de março de 2022 HOMOLOGADO O CURRÍCULO MUNICIPAL DE ANGUERA

O Documento Curricular Referencial Municipal (DCRM) de Anguera foi homologado nesta quinta-feira, 31 de março, após aprovação em Audiência Pública organizada em conjunto pelo Conselho Municipal de Educação e pela Secretaria de Educação.

O documento consiste no currículo das escolas municipais de Anguera, de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

TRAJETÓRIA

A 1ª versão do documento, em nível de uma proposta curricular, havia sido construída no ano de 2019 e aprovada em 12 de fevereiro de 2020, com sinalização de que necessitaria uma revisão para se ter a versão final.

Em decorrência da pandemia, de março de 2020 até agosto de 2021 a movimentação em torno do currículo ficou paralisada, devido às múltiplas prioridades surgidas de imediato com a inserção do ensino remoto e depois híbrido.

Retomada entre agosto e setembro de 2021, a revisão do documento foi intensificada no último mês de dezembro a partir de uma nova consulta pública específica a professores.

A partir da nova consulta, uma ampla comissão de educadores se responsabilizaram pela reestruturação da proposta, dando forma à versão definitiva. Finalmente, a versão final foi aprovada, e agora servirá de norte para a construção do Projeto Político Pedagógico de todas as escolas.

APROVAÇÃO POR UNANIMIDADE

A Audiência Pública contou com a presença de professores, coordenadores, supervisores e diretores, além dos membros do Conselho Municipal de Educação.

A Presidente do CME, Professora Jacqueline dos Santos Silva, anunciou a aprovação com voto favorável pela unanimidade dos membros do órgão, sob fortes aplausos.

HOMOLOGAÇÃO

Após anuncio da aprovação, o Secretário Municipal de Educação, Renan Iury Mendes Brito, declarou o texto homologado na íntegra, encaminhado a formalização do ato para publicação em Diário Oficial através da Resolução CME Nº 01/2022.

PRÓXIMO PASSO: CONSTRUÇÃO DOS PPP’s PELAS ESCOLAS

O Secretário de Educação destacou a relevância do DCRM para a educação municipal, convocando a todos os educadores a se debruçarem a partir de agora na construção do PPP. “Finalizamos uma etapa árdua, com a contribuição de muitas mãos, e iniciamos outra fase, onde precisaremos de todos para a elaboração do Projeto Político Pedagógico das escolas”, enfatizou, agradecendo aos que contribuíram com o DCRM.

A versão final do documento seguirá para impressão gráfica, sendo que a versão final já estará disponível para as escolas.