REUNIÃO TÉCNICA DISCUTIU APRIMORAMENTOS PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 25 de março de 2022 REUNIÃO TÉCNICA DISCUTIU APRIMORAMENTOS PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Experiências da alimentação alternativa, maior incremento de produtos da agricultura familiar e a construção de hortas nos espaços escolares foram temas discutidos no 1º Encontro Técnico da Alimentação Escolar, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, no último dia 23 de março.

Durante o evento, diretores consideraram importante a realização de experiências com algumas receitas alternativas. Ocasionalmente, essa atitude já acontece, por exemplo, na Creche-Escola Maria Vitória Correia.

A definição de um cardápio com maior presença de itens da agricultura familiar foi um dos importantes pontos de discussão. A aquisição de gêneros da agricultura familiar já ocorre, no entendo necessita ser ampliada passando a corresponder com no mínimo 30% dos recursos do Programa Nacional da Agricultura Familiar (PNAE).

HORTA NAS ESCOLAS

Participante convidado do evento, o Professor Márcio Vasconcelos, representando a Comissão de Educação da Câmara Municipal, onde ocorreu o evento, sugeriu a organização de hortas nos espaços escolares, destacando, inclusive, a estrutura favorável da Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus. “Percebo também espaços que podem ser utilizados também no Prédio São José, no Prédio Manoel do Patrocínio e no Prédio Jonas Alves, citei justamente um espaço em cada núcleo escolar”, considerou.

PRODUTOS NÃO RECOMENDÁVEIS

A Nutricionista da Rede Municipal, Drª Thamyres Oliveira, esclareceu sobre os tipos de alimentos, a exemplo de alguns embutidos, cuja aquisição não é recomendada ou até mesmo chega a ser proibida por resoluções do Fundo Nacional de Educação (FNDE).

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Professora Cyntia de Araujo Santos Assis, irá elaborar uma relação de produtos não recomendados para a alimentação escolar, a fins de tornar de conhecimento dos membros da comunidade escolar.

ENTREGA DE FARDAMENTO AO CAE

Durante a reunião o Secretário de Educação Iury Mendes fez a entrega de fardamento para os membros do CAE, sendo camisas e coletes com estampa de fiscalização. “O objetivo é potencializar a atuação do Conselho de Alimentação Escolar, oferecendo as condições necessárias para melhor funcionamento”, disse o Secretário.

Como proposta de ação, o CAE irá desenvolver a partir do mês de abril visitas técnicas nas unidades escolares, inclusive aplicando testes de aceitabilidade da alimentação junto aos alunos.