ESCOLA: PALCO PARA PROFESSOR E ALUNO BRILHAR 14 de fevereiro de 2022 ESCOLA: PALCO PARA PROFESSOR E ALUNO BRILHAR

A reflexão foi feita pelo Professor Nailton da Silva, docente da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, durante a abertura da Jornada Pedagógica 2022 na Rede Municipal.

O evento aconteceu no dia 08 de fevereiro (terça-feira), pela manhã, no Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho, com a participação de Diretores Escolares, Vices-Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e Professores Representantes dos Conselhos Escolares.

Refletindo sobre “recuperação de aprendizagens”, Professor Nailton destacou a organização do ambiente escolar e o planejamento de ações estratégicas como forma de intensificar habilidades essenciais visando superar o déficit de aprendizagem, realidade já vivenciada antes e que se agravou nos dois anos de pandemia. “Gestores escolares e coordenadores pedagógicos é a base na escola. A instituição ‘escola’ reflete o que são esses profissionais. É papel deles, fazer da escola um palco para professores e alunos brilhar”, acentuou o palestrante.

Confira abaixo pontos chaves abordados pelo Professor Nailton da Silva:

RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGENS

A recuperação da aprendizagem não é um tema atual. A defasagem já ocorria antes da pandemia. As circunstâncias de agora que é algo atual. A pandemia provocou um reboliço no meio educacional, provocando a necessidade de ressignificar saberes e fazeres.

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR

A pandemia fez acelerar um processo de mudanças nas práticas pedagógicas, onde a formação continuada em atividade se torna cada vez mais necessária ao professor.

DESIGUALDADES NO ENSINO REMOTO

A pandemia evidenciou as desigualdades entre os alunos em relação às condições de acesso ao ensino. Percebemos, metaforicamente, que nem todos estão no mesmo barco: uns vão de lancha, outros nadando de braço; alguns de avião, outros em veículo comum e tem os que vão a pé.

ALUNOS AVANÇARAM DE SÉRIE SEM CONSOLIDAR A ALFABETIZAÇÃO

Alunos chegarão ao 6º Ano do Ensino Fundamental sem domínio da leitura e escrita. Será papel do professor, independente da formação, atuar nas interferências e contribuir com a alfabetização.

BNCC NA PRÁTICA

A Base Nacional Comum Curricular, em vigor desde dezembro de 2017, terá um foco a partir de agora para ser posta em prática na sala de aula, visto que a pandemia atrapalhou o processo. Nesse contexto, o Documento Curricular Referencial Municipal, que é alinhado à BNCC, será explorado de forma intensa de agora por diante.

PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

A família deve ser chamada à escola para participar desse processo de recuperação das aprendizagens de forma intensa. Sugere-se que a escola realize ciclos de palestras abordando assuntos de interesse dos pais e responsáveis a fins de incentivá-los.