VALIDADO NOVO MODELO PARA PLANO DE CURSO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 13 de novembro de 2021 VALIDADO NOVO MODELO PARA PLANO DE CURSO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Mais uma etapa de formação movimentou os professores dos anos finais do ensino fundamental, nessa última semana. Reunidos por área do conhecimento, os docentes discutiram e validaram um novo esboço a ser utilizado no planejamento anual dos componentes curriculares, a partir do ano letivo de 2022.

A proposta validada permite a construção do plano de curso estruturando os objetos do conhecimento a serem trabalhados em cada série, a partir dos eixos temáticos e das habilidades previstas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Conforme a professora Tânia Nunes, formadora da área de Linguagens, o modelo validado para o planejamento fortalece a relação entre a BNCC - Base Nacional Comum Curricular, o DCRB – Documento Curricular do Estado da Bahia, o DCRM – Documento Curricular Municipal, o Projeto Político Pedagógico das escolas, o Plano de Curso e o Plano de Aula. “É importante o professor estudar e compreender a relação entre esses documentos, a fins de aprimorar a forma de planejar, rompendo com a tradicional sequencia de conteúdos e estruturando o processo de ensino e aprendizagem a partir das habilidades”, destacou.

O professor Marco Botelho, formador da área de Matemática, observa que esta nova configuração de planejamento permitirá às escolas efetuar um acompanhamento da aprendizagem dos alunos de forma elencada às habilidades previstas. “A ideia é, a partir do ano de 2022, as escolas acompanharem a evolução da aprendizagem através da aplicação de diagnósticos elaborados considerando as habilidades da BNCC, e utilizar os resultados apontados para traçar interferências necessárias no planejamento de aula”, adiantou.

O encontro formativo ocorreu na quarta-feira (10/11) com professores das áreas de Matemática e Ciências da Natureza, na quinta-feira (11/11) com professore da área de Linguagens e na sexta-feira (12/11) com os decentes da área de Ciências Humanas.