
Mais
uma etapa de formação movimentou os professores dos anos finais do ensino
fundamental, nessa última semana. Reunidos por área do conhecimento, os
docentes discutiram e validaram um novo esboço a ser utilizado no planejamento
anual dos componentes curriculares, a partir do ano letivo de 2022.
A
proposta validada permite a construção do plano de curso estruturando os
objetos do conhecimento a serem trabalhados em cada série, a partir dos eixos
temáticos e das habilidades previstas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
Conforme
a professora Tânia Nunes, formadora da área de Linguagens, o modelo validado
para o planejamento fortalece a relação entre a BNCC - Base Nacional Comum
Curricular, o DCRB – Documento Curricular do Estado da Bahia, o DCRM – Documento
Curricular Municipal, o Projeto Político Pedagógico das escolas, o Plano de
Curso e o Plano de Aula. “É importante o professor estudar e compreender a
relação entre esses documentos, a fins de aprimorar a forma de planejar,
rompendo com a tradicional sequencia de conteúdos e estruturando o processo de
ensino e aprendizagem a partir das habilidades”, destacou.
O
professor Marco Botelho, formador da área de Matemática, observa que esta nova
configuração de planejamento permitirá às escolas efetuar um acompanhamento da
aprendizagem dos alunos de forma elencada às habilidades previstas. “A ideia é,
a partir do ano de 2022, as escolas acompanharem a evolução da aprendizagem
através da aplicação de diagnósticos elaborados considerando as habilidades da
BNCC, e utilizar os resultados apontados para traçar interferências necessárias
no planejamento de aula”, adiantou.
O encontro formativo ocorreu na quarta-feira (10/11) com professores das áreas de Matemática e Ciências da Natureza, na quinta-feira (11/11) com professore da área de Linguagens e na sexta-feira (12/11) com os decentes da área de Ciências Humanas.