III EDIÇÃO DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO AVALIADO COM POSITIVIDADE 30 de março de 2017 III EDIÇÃO DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO AVALIADO COM POSITIVIDADE

Professores que atuam nas escolas independentes e nucleadas da Zona Rural, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I e II, participaram ontem (29/03) do III Seminário de Educação do Campo, com o tema: Educação do Campo: Realidades e Perspectivas em Anguera, promovido pela Supervisão Pedagógica da Secretaria de Educação, que tem como Diretora Pedagógica a professora Cintia Rodrigues.

Participaram desta discussão os professores das escolas Maria Rita Alves, Leôncio Horácio de Almeida, Centro Noturno de Educação de Jovens e Adultos e os Núcleos A, B e C. O trabalho buscou promover uma reflexão acerca de como o ensino é ministrado nas escolas do meio rural e a importância do seu conhecimento na articulação e construção de uma educação verdadeiramente do campo.

De acordo com a professora Taciara Costa, uma das ministrantes, o encontro possibilitou refletir que “a escola do campo deve se aproximar da realidade dos sujeitos que vivem no campo, a fim de se tornar um local de produção e reprodução de dinâmicas capazes de atender as necessidades locais. A escola precisa preparar o individuo para a autonomia pessoal e também para a inserção na comunidade e emancipação social e pessoal, ela não tem um fim em si mesma, mas sim esta a serviço da comunidade”.

Segundo a Professora Luziane Amaral de Jesus que leciona na Escola Maria Rita Alves, na comunidade de Areia, “o 3° Seminário "Educação do Campo: realidade e perspectivas" foi de grande valia para os professores da rede municipal de Anguera. Foi o primeiro e grande passo para (re)pensarmos a nossa praxis pedagógica, principalmente para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental, pois foi a primeira vez que eles participaram. Vimos que o município tem dado passos importantes no sentido de construir uma educação pública de qualidade. No entanto, agora demos um passo maior: pensar essa educação voltada para uma realidade e público específicos: os estudantes do campo. E, toda vez que aumentamos o passo e o ritmo, precisamos pensar quantos outros passos e ritmos são necessários  para conquistar nosso objetivo mor: educação pública de qualidade para todos, atendendo a unidade na diversidade. Foi uma experiência muito gratificante, resta-nos a tarefa de estudar mais sobre Educação do Campo, apropriar-se de tal teoria, e usá-la como instrumento de mudança social e pedagógica.

A Professora Ana Cristina dos Santos Costa, que leciona na Escola Ovidio Balbino de Almeida, na comunidade de Lage, fez a seguinte avaliação sobre o encontro: “O seminário da Educação no campo para mim foi um momento muito proveitoso, onde tivemos a oportunidade de expor nossos conhecimentos e também de aprender, para que possamos desenvolver um bom trabalho com nossos alunos, buscando fortalecimento da educação na área rural em todos os aspectos.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Educação Iury Mendes e o Prefeito Fernando Bispo, que em sua fala fez questão de parabenizar a iniciativa pois proporcionou uma importante discussão buscando unir saberes educacionais à cultura do campo.

Atualmente a Educação do Campo, assiste um total de 135 alunos da Educação Infantil, 393 alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e 60 da Educação de Jovens e Adultos.