Professores que atuam nas escolas
independentes e nucleadas da Zona Rural, na Educação Infantil e no Ensino
Fundamental I e II, participaram ontem (29/03) do III Seminário de Educação do
Campo, com o tema: Educação do Campo: Realidades e Perspectivas em Anguera, promovido
pela Supervisão Pedagógica da Secretaria de Educação, que tem como Diretora
Pedagógica a professora Cintia Rodrigues.
Participaram desta
discussão os professores das escolas Maria Rita Alves, Leôncio Horácio de
Almeida, Centro Noturno de Educação de Jovens e Adultos e os Núcleos A, B e C. O trabalho buscou promover uma reflexão acerca
de como o ensino é ministrado nas escolas do meio rural e a importância do seu
conhecimento na articulação e construção de uma educação verdadeiramente do
campo.
De acordo com a professora Taciara Costa, uma das ministrantes, o encontro possibilitou refletir que “a escola do campo deve se aproximar da realidade dos sujeitos que vivem no campo, a fim de se tornar um local de produção e reprodução de dinâmicas capazes de atender as necessidades locais. A escola precisa preparar o individuo para a autonomia pessoal e também para a inserção na comunidade e emancipação social e pessoal, ela não tem um fim em si mesma, mas sim esta a serviço da comunidade”.
Segundo a Professora
Luziane Amaral de Jesus que leciona na Escola Maria Rita Alves, na comunidade
de Areia, “o 3° Seminário "Educação
do Campo: realidade e perspectivas" foi de grande valia para os
professores da rede municipal de Anguera. Foi o primeiro e grande passo para
(re)pensarmos a nossa praxis pedagógica, principalmente para os professores dos
anos finais do Ensino Fundamental, pois foi a primeira vez que eles
participaram. Vimos que o município tem dado passos importantes no sentido de
construir uma educação pública de qualidade. No entanto, agora demos um passo
maior: pensar essa educação voltada para uma realidade e público específicos:
os estudantes do campo. E, toda vez que aumentamos o passo e o ritmo,
precisamos pensar quantos outros passos e ritmos são necessários para conquistar nosso objetivo mor: educação
pública de qualidade para todos, atendendo a unidade na diversidade. Foi uma
experiência muito gratificante, resta-nos a tarefa de estudar mais sobre
Educação do Campo, apropriar-se de tal teoria, e usá-la como instrumento de
mudança social e pedagógica.
A Professora Ana Cristina dos Santos Costa, que leciona na Escola Ovidio Balbino de Almeida, na comunidade de Lage, fez a seguinte avaliação sobre o encontro: “O seminário da Educação no campo para mim foi um momento muito proveitoso, onde tivemos a oportunidade de expor nossos conhecimentos e também de aprender, para que possamos desenvolver um bom trabalho com nossos alunos, buscando fortalecimento da educação na área rural em todos os aspectos.
Estiveram presentes no evento
o Secretário de Educação Iury Mendes e o Prefeito Fernando Bispo, que
em sua fala fez questão de parabenizar a iniciativa pois proporcionou uma importante discussão buscando unir saberes
educacionais à cultura do campo.
Atualmente a Educação do Campo, assiste um total de 135 alunos da Educação Infantil, 393 alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e 60 da Educação de Jovens e Adultos.
Fonte: SEC
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