RELATO DE EXPERIÊNCIA: HISTÓRIA INFORMATIVA E FORMATIVA ENALTECE PROJETO DE LEITURA NA ESCOLA MARIA RITA 02 de maio de 2016 RELATO DE EXPERIÊNCIA: HISTÓRIA INFORMATIVA E FORMATIVA ENALTECE PROJETO DE LEITURA NA ESCOLA MARIA RITA

Neste ano letivo de 2016 as escolas municipais estão focadas em intensificar ações de leitura e escrita em todas as turmas, com o objetivo de oferecer contribuições para que os alunos venham superar possíveis dificuldades.

Durante a I unidade letiva, um destacável exemplo neste sentido se configurou numa ação desenvolvida pelo professor Carlos Guerra, com uma turma de 6º Ano, na Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus, no componente curricular História.

A partir da tipologia “História em Quadrinhos”, o professor trabalhou leitura com a utilização de uma cartilha intitulada “HQ e o Estudo de História Em Busca do Passado”. Conforme explica, “o conteúdo se referiu às fontes históricas, ao trabalho do historiador, às questões do que é história e para que serve a história”.

Professor Carlos Guerra informou que o material se trata de um conteúdo paradidático elaborado por ele durante a produção de sua monografia, na finalização do curso de graduação. “Sempre tenho adaptado este material a fins de ser trabalhado na escola, e achei pertinente fazer algumas adaptações para integrar o conteúdo desta cartilha ao projeto de leitura aqui da Escola Maria Rita”, contou o professor.

Conforme avaliação do professor, “o roteiro em formato história em quadrinhos se torna mais leve, porém, trata-se também de um roteiro informativo e formativo”. Ele avaliou a atividade como positiva. “Os alunos gostaram, eles compreenderam. Acredito que tenha ficado mais claro o conteúdo a partir da história em quadrinhos do que com o livro didático. Isso porque a história em quadrinhos traz um outro colorido, um outro formato, e aí acaba fazendo com que eles criem um interesse maior, e acabam desenvolvendo a leitura sem perceber que estão estudando”.

A atividade não se configurou apenas na leitura em si. Os alunos também produziram um roteiro escrito a partir da leitura realizada, sob orientação do professor. “Trabalhei com o 6º Ano porque o conteúdo previsto estava em sintonia com a cartilha. A atividade foi desenvolvida apenas na turma do matutino, pois em relação à turma do vespertino, percebi que as dificuldades dos alunos acabariam trazendo algumas inviabilizações”, conta.

Professor Carlos Guerra salienta que não deu por acabado a atividade. “Nesta II unidade estaremos retomando, pois pretendo orientando os alunos a eles próprios produzirem uma história em quadrinhos a partir de alguma temática abordada no conteúdo desta unidade”, prevê.