![RELATO DE EXPERIÊNCIA: HISTÓRIA INFORMATIVA E FORMATIVA ENALTECE PROJETO DE LEITURA NA ESCOLA MARIA RITA](upload/pos_ilustracao_14622250855727c8bd8e40e.jpg)
Neste ano letivo de
2016 as escolas municipais estão focadas em intensificar ações de leitura e
escrita em todas as turmas, com o objetivo de oferecer contribuições para que
os alunos venham superar possíveis dificuldades.
Durante a I unidade
letiva, um destacável exemplo neste sentido se configurou numa ação
desenvolvida pelo professor Carlos Guerra, com uma turma de 6º Ano, na Escola
Municipal Maria Rita Alves de Jesus, no componente curricular História.
A partir da tipologia
“História em Quadrinhos”, o professor trabalhou leitura com a utilização de uma
cartilha intitulada “HQ e o Estudo de História Em Busca do Passado”.
Conforme explica, “o conteúdo se referiu às fontes históricas, ao trabalho do
historiador, às questões do que é história e para que serve a história”.
Professor Carlos
Guerra informou que o material se trata de um conteúdo paradidático elaborado
por ele durante a produção de sua monografia, na finalização do curso de
graduação. “Sempre tenho adaptado este material a fins de ser trabalhado na
escola, e achei pertinente fazer algumas adaptações para integrar o conteúdo
desta cartilha ao projeto de leitura aqui da Escola Maria Rita”, contou o
professor.
Conforme avaliação do
professor, “o roteiro em formato história em quadrinhos se torna mais leve,
porém, trata-se também de um roteiro informativo e formativo”. Ele avaliou a
atividade como positiva. “Os alunos gostaram, eles compreenderam. Acredito que
tenha ficado mais claro o conteúdo a partir da história em quadrinhos do que
com o livro didático. Isso porque a história em quadrinhos traz um outro
colorido, um outro formato, e aí acaba fazendo com que eles criem um interesse
maior, e acabam desenvolvendo a leitura sem perceber que estão estudando”.
A atividade não se
configurou apenas na leitura em si. Os alunos também produziram um roteiro
escrito a partir da leitura realizada, sob orientação do professor. “Trabalhei
com o 6º Ano porque o conteúdo previsto estava em sintonia com a cartilha. A
atividade foi desenvolvida apenas na turma do matutino, pois em relação à turma
do vespertino, percebi que as dificuldades dos alunos acabariam trazendo
algumas inviabilizações”, conta.
Professor Carlos Guerra salienta que não deu por acabado a atividade. “Nesta II unidade estaremos retomando, pois pretendo orientando os alunos a eles próprios produzirem uma história em quadrinhos a partir de alguma temática abordada no conteúdo desta unidade”, prevê.
Fonte: SEC
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