ADESÃO AO MAIS EDUCAÇÃO DEVE SER FEITA PELAS ESCOLAS A PARTIR DE 18 DE ABRIL 11 de abril de 2016 ADESÃO AO MAIS EDUCAÇÃO DEVE SER FEITA PELAS ESCOLAS A PARTIR DE 18 DE ABRIL

O município de Anguera esteve representado no XX Encontro do Comitê Territorial Baiano da Educação Integral, que ocorreu na sexta feira (08/04), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.

Estiveram presentes a Coordenadora Técnica Pedagógica da Secretaria de Educação, Jirlane Vieira Ferreira Mascarenhas, e o professor Elton Santana Santos, vice-diretor do Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho.

O evento contou com a participação de cerca de 170 municípios da Bahia. Foi discutida a necessidade das escolas trabalharem a educação de forma integrada com o ensino regular, e a importância de refletir o currículo da educação integral.

Ficou demonstrado que o Programa MAIS EDUCAÇÃO vem melhorando a realidades de muitas escolas no que tange os aspectos físicos e estruturais, pois para as escolas com o programa houveram adaptações, reforma, aumento de recursos pedagógicos, através do investimentos feitos com recursos transferidos pelo FNDE e contribuições das Prefeituras e Secretarias Municipais.

Dentre as discussões, a mudança da rotina na vida do aluno, também  foi evidenciada. Escolas que tiveram o MAIS EDUCAÇÃO demonstraram uma redução na taxa de reprovação e na evasão escolar, além da elevação da auto-estima e motivação dos alunos.

O encontro do comitê contou com a presença de Leandro da Costa Fialho, representante da Coordenação-Geral de Educação Integral / MEC, o qual apresentou dados estatísticos comprovando que a educação integral teve uma grande aceitação nas escolas publicas, principalmente as municipais, e com um considerado aumento no número de alunos matriculados no programa, segundo dados do censo escolar. Dentre as informações técnicas do programa, Leandro pontuou:

1º) Em 2015, foram contemplados 58 mil escolas, porém, para o ano 2016 serão contemplados apenas  26 mil escolas, das quais serão priorizadas as com problemas de leitura e escrita e com baixos índices no IDEB;

2º) O período de adesão das escolas será  de 18/04 até 20/06, lembrando que antes desse período será publicado a portaria e manual  do Mais Educação 2016;

3º) Escolas e Municípios devem ter o diagnóstico do  PDDE  preenchidos e finalizados pelas escolas e Secretaria de Educação. A falta do preenchimento do PDDE irá comprometer a contemplação do Programa Mais Educação pelas escolas.