ANGUERA VENCEDORA DO PRÊMIO UPB EDUCAÇÃO RECEBE LOUSA DIGITAL 18 de setembro de 2014 ANGUERA VENCEDORA DO PRÊMIO UPB EDUCAÇÃO RECEBE LOUSA DIGITAL

Foram entregues nesta quarta-feira (17/9) aos vencedores do Prêmio UPB Educação — Iniciativas que Transformam três lousas interativas que serão utilizadas em sala de aula. A premiação, lançada em novembro pela União dos Municípios da Bahia, teve como objetivo reconhecer publicamente projetos que ajudam a melhorara educação, revelando boas práticas que possam servir de exemplo para outros municípios brasileiros. 

Município vencedor do prêmio em 1° lugar, Anguera apostou no combate à evasão escolar através de ações do Núcleo de Apoio ao Estudante. "No primeiro ano de governo percebemos que o nível de desistência era grande e assumimos o compromisso de mudar essa realidade. Formamos uma equipe com psicólogos, assistente social e fomos visitar a casa do aluno, conversar com a mãe e convencer do retorno à sala de aula", explica o prefeito Mauro Selmo. 

Segundo o gestor, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Anguera é destaque na região. Ele lembra que projetos como escola em tempo integral e o programa Mais Educação têm ajudado a melhorara aprendizagem. "O aluno tem que sentir interesse em ir à escola. Ela precisa ser atrativa", garante. 

ESCOLHA DOS VENCEDORES 

A escolha dos vencedores, dentre os 56 inscritos, foi feita por uma comissão julgadora formada por técnicos da Secretaria Estadual da Educação e Universidade do Estado da Bahia (UNEB). "Eram projetos muito bons e um dos critérios que utilizamos foi o teor de transformação a que ele se propunha naquela comunidade, avaliamos também se é viável sua aplicabilidade em outros municípios", ressaltou Lêda Castro da Secretaria da Educação. "É louvável a iniciativa da UPB, uma vez que poderia se preocupar somente com suas questões estatutárias, mas foi além e estimulou os gestores a construir projetos que de fato melhoram a vida dos munícipes", destacou o professor da UNEB, Gildeci Leite. 

As lousas digitais dispensam o uso de canetas, podem ser manipuladas com o dedo na tela (touch screen), que transmite também o conteúdo de computador. Nelas, os educadores conseguem apresentar gráficos, imagens, fotos, vídeos, matérias digitalizadas e ainda ter a possibilidade de realizar anotações. O produto foi oferecido aos municípios vencedores pelo Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP). Presidente da entidade, José Reis Aboboreira, observou que a premiação fomenta também a utilização de tecnologia da informação e comunicação nos projetos educacionais. "É um orgulho colaborar com a disseminação desta nova cultura de ensino", afirmou.