NOVA ESCOLA JÁ TEM DENOMINAÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL MARIA RITA ALVES DE JESUS 22 de fevereiro de 2015 NOVA ESCOLA JÁ TEM DENOMINAÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL MARIA RITA ALVES DE JESUS

A nova escola da Rede Municipal construída no Povoado de Areia já tem denominação: Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus. 

O nome foi aprovado numa reunião que teve a presença de pais e responsáveis, futuros alunos, servidores da Secretaria de Educação, representantes da comunidade de Areia e regiões vizinhas. 

A sugestão foi dada pelo Prefeito Mauro Vieira e aprovada por unanimidade dos presentes. 

O professor Márcio Vasconcelos, representando a Secretaria de Educação, explanou sobre a proposta da escola. "Será uma valorização da educação no campo, incentivando os alunos do campo a estudarem em sua própria comunidade", disse. 

A presidenta do Conselho Municipal de Educação, professora Luziane Amaral de Jesus, elogiou a estrutura fisica do prédio. 

CONSTRUÇÃO E ORGANIZAÇÃO 

A escola foi construída através dos recursos transferidos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através do Termo de Compromisso do Plano de Ações Articuladas (PAR), onde a parte de preparação da infra-estrutura, acabamentos complementares e aquisição de equipamentos sendo de responsabilidade da Prefeitura Municipal. 

INAUGURAÇÃO 

A data de inauguração da escola ainda não está definida. Mas é certo que acontecerá até o início das aulas. quando estará em funcionamento. 

BIOGRAFIA DE MARIA RITA 

Conheça sobre a vida da homenageada com o nome da mais nova escola da Rede Municipal: 

A professora Maria Rita Alves de Jesus nasceu no dia 28 de setembro de 1947, na Fazenda Santa Rita, distrito de Jaguara, município de Feira de Santana, sendo filha do senhor Galdino Camilo Alves e da senhora Clara Araújo Barbosa. 

No ano de 1963 passou a residir definitivamente na Fazenda Areia, município de Anguera: que depois passou a ser Povoado de Areia. 

Seu pai, Galdino Camilo Alves, era comerciante e alugava pequenas propriedades para expandir seu trabalho. Na localidade de Areia, o senhor Galdino Camilo Alves adquiriu uma propriedade fixa para residir com sua familia. Anos depois, inclusive, fez a doação de uma área de terra, espontaneamente, onde a Prefeitura Municipal construiu uma escola denominada Orlando Carneiro. 

Em Areia. Maria Rita fez grandes amizades. Casou-se , com o senhor Antonio de Jesus, no ano de 1967, tendo 09 filhos, sendo 07 vivos até os dias atuais. 

Na convivência familiar, Maria Rita viveu dificuldades: seu esposo Antonio de Jesus adoeceu e ela passou a trabalhar para sustentara família. 

No governo do Prefeito Wood Mendes Vieira, a senhora Maria Rita passou a trabalhar como PROFESSORA do município de Anguera. Mas não abandonou o trabalho na lavoura. Permaneceu exercendo as duas atividades. 

Na lavoura: contava com a ajuda dos filhos. Para garantir a sobrevivência, Maria Rita também era costureira, tarefa que desenvolvia geralmente às noites. Ainda atuava solidariamente aplicando injeção, ação da área de saúde que aprendeu leigamente, sendo as vezes recompensada pelas famílias. 

Como professora, Maria Rita exercia sua prática docente numa pequena casa de taipa com apenas um compartimento. Era uma escola improvisada. Destaca-se como uma professora dedicada, comprometida, amada e respeitada pela comunidade. 

Ao passar dos anos, o número de alunos aumentou e o espaço se tornou insuficiente. Observando a dedicação da filha como professora, o senhor Galdino Camilo Alves resolveu doar uma área de terra à Prefeitura Municipal para a construção de um prédio escolar. O prédio foi construído e denominado Escola Orlando Carneiro, fundada no dia 26 de novembro de 1984, no governo do Prefeito armando Sophia Brandão. 

No ano de 2005 a senhora Maria Rita Alves de Jesus foi internada no Hospital Santa Isabel, em Salvador, para um exame de cataterismo. A partir de então sua vida passou a ser marcada por problemas de saúde. 

Maria Rita Alves de Jesus faleceu no dia 11 de fevereiro de 2013, vítima de um infarto fulminante. Deixou muitas tristezas e grandes saudades para a família e para a comunidade de Areia, onde, em vida, destacou-se pela solidariedade, amizade e liderança na comunidade.