![EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIA VIVA E FORTE NA REDE MUNICIPAL DE ANGUERA](upload/educacao_popular_experiencia_viva_e_forte_na_rede_municipal__18122021120347.jpeg)
Em Relato de Experiências realizado na tarde da
sexta-feira, 17/12, professores do Projeto Educação Popular destacaram
vivências exitosas de suas turmas.
A Professora Crispiniana Dias apresentou o portfólio de
atividades mostrando o avanço dos alunos de sua turma, que funciona na Escola
Ovídio Balbino de Almeida, localizada na comunidade de Laje. “Foi gratificante
vivenciar a permanência deles na escola. Sempre que algum faltava, eu estava lá
na residência, levando incentivos”, contou. Dos 16 alunos matriculados na
turma, 15 chegaram o período letivo, sendo registrado um (1) abandono.
Na comunidade de Cajá, a Professora Eliane Peres
conseguiu manter a frequência de 100% dos alunos. A turma, com 21 estudantes,
funcionou no Prédio Escolar São José. “Quando eles sinalizavam impossibilidade
de comparecer à escola, eu realizava visita no domicílio, para levar a aula até
o aluno. Na metade do curso, por exemplo, um aluno passou a enfrentar um
problema de saúde, passando a cumprir suas atividades em casa, e minha presença
garantia a aula”, relatou.
Ficou evidenciado dedicação e amor pela atuação no
projeto. A Professora Cristina Costa, articuladora pedagógica, lembrou momentos
desde a fase da matrícula dos alunos, quando houve mobilização nas comunidades,
até o final do período letivo. “O incentivo era permanente no dia-dia.
Começamos totalmente de forma remota, e no segundo momento, vieram os encontros
presenciais. Quando o aluno faltava, o contato ocorria de imediato”, informou.
Cristina Costa também apresentou o portfólio de
atividades da turma da comunidade de Jacobina, encaminhado pela professora. Dos
18 alunos matriculados, houve um (1) abandono, sendo que uma (1) aluna ainda
estava desenvolvendo as tarefas para conclusão do portfólio.
Durante o relato, foi apresentado um vídeo com registro
de momentos das três turmas e depoimentos de alunos, organizado e produzido
pela Professora Daniela Ataíde, Diretora do Núcleo Regionalizado “A”, que
engloba as três escolas participantes do projeto.
O relato de experiência teve a mediação do Professor
Clodovil Mascarenhas, que compõe o quadro pedagógico da Secretaria de Educação
e contou com a presença de supervisoras e coordenadoras da Rede Municipal.
O Projeto Educação Popular foi criado, no período letivo de 2021, pela Secretaria Municipal de Educação visando melhorar o índice de alfabetização e escolaridade da população adulta e idosa, conforme meta e estratégias previstas no Plano Municipal de Educação (PME).
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