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aulas remotas » 9° ano » língua portuguesa
  • 14 de dezembro de 2021 AULA - FIGURAS DE LINGUAGEM - PARTE 03 Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras. Esses recursos podem dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou estranheza, priorizando a alteração da construção das sentenças ou a semântica (o significado) ou a sonoridade (a...
  • 10 de dezembro de 2021 AULA - FIGURAS DE LINGUAGEM - PARTE 02 Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras. Esses recursos podem dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou estranheza, priorizando a alteração da construção das sentenças ou a semântica (o significado) ou a sonoridade (a...
  • 10 de dezembro de 2021 AULA - FIGURAS DE LINGUAGEM - PARTE 01 Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras. Esses recursos podem dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou estranheza, priorizando a alteração da construção das sentenças ou a semântica (o significado) ou a sonoridade (a...
  • 04 de dezembro de 2021 AULA - TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO O texto "dissertativo argumentativo" é um tipo textual que consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos, opinião e explicações...
  • 30 de novembro de 2021 AULA - COESÃO E COERÊNCIA Coerência e coesão são dois mecanismos fundamentais para a produção de texto. A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido. Ambos são importantes para garantir que um texto transmita sua respectiva...
  • 26 de novembro de 2021 AULA - TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE “Intertextualidade” é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos. Isto quer dizer que, a intertextualidade não precisa ser necessariamente em gêneros...
  • 19 de novembro de 2021 AULA - INTERTEXTUALIDADE “Intertextualidade” é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos. Isto quer dizer que, a intertextualidade não precisa ser necessariamente em gêneros...
  • 05 de novembro de 2021 AULA - PONTO DE VISTA E ARGUMENTAÇÃO ATRAVÉS DO ARTIGO DE OPINIÃO “Opinião” é o ponto de vista de cada pessoa sobre determinado assunto, que pode estar de acordo ou não com o grupo a que ela pertence. “Argumento” é apresentar uma opinião fundamentada em justificativas lógicas com o intuito de persuadir quem lê/ouve a acatar as...
  • 22 de outubro de 2021 AULA - REGRAS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL - PARTE 02 Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre...
  • 13 de outubro de 2021 AULA - REGRAS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL - PARTE 01 Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre...
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A Secretaria Municipal de Educação de Anguera é responsável pelo funcionamento de 18 unidades escolares, distribuídas entre a sede e a zona rural. Conta ainda com a Biblioteca Pública Municipal e o Centro Digital de Cidadania (CDC).
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