- AULA - PONTUAÇÃO Sinais de pontuação são recursos prosódicos que conferem às orações ritmo, entoação e pausa, bem como indicam limites sintáticos e unidades de sentido. Na escrita, substituem, em parte, o papel desempenhado pelos gestos na fala, garantindo coesão, coerência e boa compreensão da informação...
- AULA - USO DOS PORQUÊS O “porque” junto e sem acento circunflexo é uma conjunção causal ou explicativa, ou seja, quando damos uma explicação ou justificativa/causa, geralmente em um momento de resposta.O "porquê" junto e com acento sempre precede um artigo definido ou indefinido, passando a ter ação de substantivo. O “por que” separado e sem acento é usado em frases interrogativas diretas e indiretas e quando tem o mesmo significado de "razão", "motivo", "causa". O “por quê”...
- AULA - ARTIGO DE OPINIÃO O "artigo de opinião" é um dos gêneros mais comuns no cotidiano das cidades. Publicado normalmente em jornais, revistas e blogs, esse tipo de texto tem como função apresentar e defender um ponto de vista sobre algum assunto relevante para...
-
AULA DO BLOCO DE ATIVIDADES - USO DO MAU/MAL
Qual a diferença entre MAU E MAL?
MAU é antônimo de BOM.
MAL é antônimo de BEM.
-
AULA DO BLOCO DE ATIVIDADES - SUBSTANTIVOS
Os "substantivos" são as palavras que dão nome a todos os seres animados ou inanimados, reais ou imaginários, indicam pessoas, lugares, coisas, sentimentos...
-
AULA DO BLOCO DE ATIVIDADES - TIRINHA E MÚSICA
A "tirinha" é um gênero derivado das histórias em quadrinhos.
A " letra de música" é um gênero textual popular. Esse texto traduz nossas emoções, sentimentos, confissões, queixas, revoltas, etc.
-
AULA DO BLOCO DE ATIVIDADES - TEXTO INFORMATIVO E CHARGE
O "texto informativo" tem como função informar, ensinar e esclarecer dúvidas.
A "charge" é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica sobre assuntos polêmicos.