- AULA - FIGURAS DE LINGUAGEM - PARTE 03 Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras. Esses recursos podem dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou estranheza, priorizando a alteração da construção das sentenças ou a semântica (o significado) ou a sonoridade (a...
- AULA - FIGURAS DE LINGUAGEM - PARTE 02 Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras. Esses recursos podem dar o efeito de exagero, ausência, similaridade, lirismo ou estranheza, priorizando a alteração da construção das sentenças ou a semântica (o significado) ou a sonoridade (a...
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- AULA - COESÃO E COERÊNCIA Coerência e coesão são dois mecanismos fundamentais para a produção de texto. A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido. Ambos são importantes para garantir que um texto transmita sua respectiva...
- AULA - TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE “Intertextualidade” é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos. Isto quer dizer que, a intertextualidade não precisa ser necessariamente em gêneros...
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- AULA - PONTO DE VISTA E ARGUMENTAÇÃO ATRAVÉS DO ARTIGO DE OPINIÃO “Opinião” é o ponto de vista de cada pessoa sobre determinado assunto, que pode estar de acordo ou não com o grupo a que ela pertence. “Argumento” é apresentar uma opinião fundamentada em justificativas lógicas com o intuito de persuadir quem lê/ouve a acatar as...
- AULA - REGRAS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL - PARTE 02 Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre...
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